O Código de Ética é um conjunto de normas comportamentais voltadas para os profissionais de uma empresa. Com ele, é possível obter decisões mais facilmente, proporcionar motivação aos trabalhadores e reconhecimento da sociedade.
E quando esse tipo de ferramenta é aplicado de forma adequada, clara e objetiva, os colaboradores se sentem mais confortáveis em confiar no negócio, gerando assim maior competitividade no mercado em que está inserido e, possivelmente, sucesso.
Continue acompanhando este artigo para saber mais detalhes sobre o Código de Ética, também conhecido como Código de Conduta Ética ou Código de Conduta Moral, e qual a sua Importância nas Empresas.
A ideia do código de ética é colocar em prática a visão, missão e os valores da empresa em que foi aplicado. Dessa forma, ela está formalizando suas expectativas e orientando as atitudes que são esperadas e devem ser adotadas por seus funcionários, ao mesmo tempo em que esclarece a postura e fortalece a imagem e reputação do negócio diante do seu público-alvo (e da sociedade) com base em sua cultura.
Em outras palavras, a empresa está explicitando sua função no mercado, o que espera de seus funcionários, sua contribuição para a comunidade e o governo, seu posicionamento em determinadas situações e seu comprometimento voluntário para desenvolvimento próprio e com o da sociedade.
Assim como procura responder possíveis dúvidas que possam surgir por parte de seus funcionários, tais como: vestimenta, aceitar ou não determinados presentes, como lidar em algumas situações, qual o padrão de atendimento, e se há possibilidade de indicar familiares para vagas e de utilizar o espaço para realizar as refeições.
No documento, devem estar descritas, clara e objetivamente, as responsabilidades de cada um, assim como as ações que podem ser adotadas caso alguém as viole. Além disso, precisa conter cláusulas sobre padrões de comportamento, leis nacionais, direitos trabalhistas, relações (internas, com sindicatos, governo e demais órgãos públicos), solução de problemas e conflitos de interesse.
E também sustentabilidade, regras do cotidiano para orientar lideranças, princípios éticos, de justiça e equidade, penalizações caso haja descumprimento do código, proteção patrimonial da empresa, transparência na comunicação (interna e externa, e todos os interessados), política de troca de favores, denúncia e práticas ilegais, por exemplo.
Sem contar que após a sua adoção e cumprimento de regras, é possível observar um ambiente agradável para relacionamentos saudáveis entre todos e uma competitividade que estimula os profissionais, fortalecendo o vínculo com o negócio, e, consequentemente, resultando em produtividade, geração de lucros e motivação.
Porém, é importante esclarecermos que tudo depende de cada indivíduo, suas práticas cidadãs, seus valores e profissionalismo. Porque, por mais que o código de ética seja implementado em um negócio, se uma pessoa não está preparada para ele e não tem profissionalismo para honrá-lo, as chances de permanecer na empresa e colher os pontos positivos citados anteriormente, são mínimas.
Pensando em todas as cláusulas que precisam constar neste tipo de documento, é fundamental que seja elaborado pela equipe jurídica contratada ou da própria empresa, em conjunto com colaboradores que sirvam de modelo para os demais por terem valores positivos, tais como dedicação, respeito e bom relacionamento; e líderes de áreas estratégicas para definir prioridades.
É possível ainda realizar reuniões para coletar opiniões de quais temas precisam fazer parte do código de ética; e ainda é válido aproveitar para consultar modelos existentes para saber o que faz sentido para o negócio.
Após a elaboração de forma clara, objetiva e que seja de fácil entendimento para todos, e revisão do conteúdo, o código deve ser publicado nos canais internos. E se for da vontade da empresa, também pode ser disponibilizado no site oficial por valorizar a transparência.
E em seguida, é fundamental que seja divulgado para todos os funcionários e se possível, utilize meios para garantir que estão cientes das novas normas adotadas e realize treinamentos periódicos sobre os principais temas abordados.
Quando as práticas do código de ética não são praticadas por alguém ou pela própria empresa, os indivíduos podem sofrer consequências, como advertência verbal ou por escrito, suspensão, prisão ou desligamento.
E isso pode gerar falta de coerência no posicionamento dos colaboradores, principalmente envolvendo questões complexas e individualidade, prejudicando assim a imagem e reputação da empresa.