

Código de Ética é definido como um conjunto de normas comportamentais voltadas para os profissionais de uma empresa, permitindo que decisões sejam facilmente tomadas, resulte em motivação aos colaboradores e reconhecimento da sociedade.
Logo, se trata de diversas práticas esperadas ou não dos colaboradores, explicando os padrões de conduta de cada um no ambiente de trabalho e servindo de parâmetro para as decisões rotineiras que precisam ser tomadas.
E quando esse tipo de ferramenta é aplicado de forma adequada, especificada e objetiva, a probabilidade de que todos se sintam mais confortáveis em confiar no negócio aumenta, gerando maior competitividade no mercado em que está inserida e, possivelmente, sucesso, principalmente a longo prazo.
A proposta do Código de Ética é colocar em prática a visão, missão e os valores da empresa que a adotou, indicando formalmente suas expectativas e orientando as atitudes esperadas e que devem ser aplicadas pelos colaboradores, ao mesmo tempo em que detalha a postura e fortalece a imagem e reputação do negócio diante do público-alvo e da sociedade com base em sua cultura.
Assim, a empresa está aplicando sua função no mercado, o que espera dos funcionários, sua contribuição para a comunidade e o governo, seu posicionamento em determinadas situações e comprometimento voluntário para desenvolvimento próprio e com o da sociedade.
Do mesmo modo que busca responder possíveis dúvidas que possam surgir por parte dos colaboradores, tais como, de vestimenta, aceitar ou não determinados presentes, forma de lidar com algumas situações, o padrão de atendimento e possibilidade de indicar familiares para vagas e utilizar o ambiente para realizar refeições.
No documento, devem estar descritos, detalhada e objetivamente, as responsabilidade de cada um, as ações que podem ser adotadas diante de alguma violação, os padrões de comportamento, a legislação vigente, os direitos trabalhistas, as relações (internas, com sindicatos, governo e demais órgãos públicos) e as possíveis soluções para problemas e conflitos de interesse.
Assim como precisam conter cláusulas sobre sustentabilidade, regras do cotidiano para orientar lideranças, princípios éticos, de Justiça e equidade, consequências jurídicas diante de descumprimento do Código de Ética, proteção patrimonial da empresa, transparência na comunicação (interna e externa, e com todos os interessados), política de troca de favores, denúncia e práticas ilegais, por exemplo.
Sem contar que após a sua adoção e o cumprimento das regras, é possível observar um ambiente agradável para relacionamentos saudáveis entre todos e uma competitividade que estimula os profissionais, fortalecendo o vínculo com a empresa e, consequentemente, resultando em produtividade, motivação e geração de lucros.
Mas é importante estar ciente que tudo depende de cada indivíduo, suas práticas cidadãs, seus valores e seu profissionalismo, porque, por mais que o Código de Ética seja implementado em um negócio, se uma pessoa não está preparada e não tem profissionalismo para honrá-lo, as chances de permanecer na empresa e colher os pontos positivos como os mencionados são mínimas.
Diante disso, podemos associar a importância do Código de Ética à prevenção de assédio, conflitos e fraudes, ao fortalecimento da imagem empresarial, à atração e retenção de talentos, fidelização e aproximação do público, criação de um padrão para tomada de decisões, preservação de bons relacionamentos, dentre outros benefícios que tendem a ser observados de acordo com cada realidade.
Levando em consideração as cláusulas que precisam constar neste tipo de documento, é fundamental que seja elaborado pelo setor responsável ou pela equipe jurídica de sua confiança, em conjunto com líderes de áreas estratégicas para definição de prioridades e colaboradores que sirvam de inspiração para os demais, devido aos seus valores positivos, como os de dedicação, respeito e bom relacionamento.
Além disso, é possível realizar reuniões para coletar opiniões sobre temas que precisam estar inclusos no Código de Ética e ainda é válido aproveitar para consultar modelos existentes para saber quais pontos podem ser mantidos e adaptados para sua realidade.
Após a elaboração de forma detalhada, objetiva e simples, pode utilizar meios para garantir que todos estejam cientes das novas normas adotadas e realizar treinamentos periódicos sobre os principais temas abordados.
Mas quando as práticas do Código de Ética não são praticadas por alguém ou pela própria empresa, os indivíduos tendem a sofrer as devidas consequências, que podem incluir advertência verbal ou escrita, suspensão, prisão ou desligamento, o que tem chances de gerar falta de coerência no posicionamento dos colaboradores, principalmente envolvendo questões complexas e de individualidade, prejudicando, assim, a imagem e reputação do negócio.
Diante da Importância do Código de Ética, se está querendo revisar sua atuação no mercado e fazer a diferença por meio de comportamento inspirador, dê um alô para que possamos entender suas necessidades e ajudar nessa e em demais questões que possa estar necessitando.
Artigo Publicado em: 24 de fev de 2022 e Atualizado em: 30 de out de 2025