Negociações Complexas. Ao providenciar a formalização de um acordo por meio de um contrato, uma das recomendações primordiais é a sua revisão para evitar possíveis problemas futuros, que podem acabar resultando em conflitos jurídicos por causa da sua elaboração ou das cláusulas, ou mesmo da falta de cumprimento adequado.
Essa é uma maneira de garantir a segurança jurídica, que se trata de um princípio em que o Estado precisa defender os direitos fundamentais da população (previsibilidade e estabilidade das relações, e coerência na aplicação das leis), o que inclui todas as relações da área e presentes no ambiente empresarial.
Assim, há um direito adquirido, em que a pessoa não é prejudicada mesmo que haja alteração ou substituição na legislação; ato jurídico perfeito, quando algo é concluído de acordo com a lei vigente na época, não pode ser desfeito se houver mudança; e coisa julgada, em que já ocorreu uma decisão e não cabe mais recurso.
E no caso das empresas, ajudam diretamente no exercício das atividades econômicas e na regulação dos negócios, sendo possível se basearem e preverem as consequências e os efeitos legais de cada decisão e ação providenciada, e tendo a garantia de que as constantes alterações não impactam em atividades passadas.
O contrato se trata de um documento jurídico voltado para formalização de acordos entre os envolvidos, em que são detalhados os direitos e as obrigações de cada um, assim como os prazos e as consequências em caso de descumprimento.
Mas podem ocorrer conflitos contratuais, por isso, a segurança jurídica deve ser garantida. Assim, as organizações precisam investir em gestão de contratos, o que pode ser feito por uma equipe de advogados dedicada à análise, correção, ao controle, monitoramento e à aprovação dos documentos.
Para evitar os conflitos contratuais e garantir a segurança jurídica, é fundamental que seja feita uma leitura atenta antes de assinar esse tipo de documento, assim como a negociação dos termos, permitindo que todos os envolvidos estejam cientes de seus direitos e deveres.
E se mesmo assim surgirem conflitos, é possível optar pela mediação para solucioná-los, em que um mediador imparcial auxilia até que cheguem a um comum acordo, evitando que o caso seja encaminhado ao Judiciário.
Dentre as cláusulas que podem constar em um contrato e que tendem a variar conforme o mercado em que cada organização está inserida, por exemplo, existem algumas que são essenciais:
Para garantir a segurança jurídica em relação aos contratos, ou seja, visando a coerência da aplicação das leis e proporcionando um cenário mais previsível, razoável e estável entre as relações, é possível se atentar a alguns cuidados, tais como:
Assim como é aconselhável acionar o setor jurídico ou uma equipe de advogados especializados em contratos, que estão aptos a atuar de forma a prevenir e resolver os conflitos, ajudando na elaboração adequada do documento; como mediador ou representante, além de outras funções que variam de acordo com as necessidades que surgirem ou forem identificadas.