Gestão de Crises e Litígios. A atuação de um(a) advogado(a) não se limita à defesa de seu cliente após ser associado a uma ação na Justiça. Afinal, contar com uma assessoria jurídica desde o início tende a ser sinônimo de conformidade quando se pensa no tipo societário, nas leis vigentes, nos documentos a serem elaborados, nas providências legais, entre outras necessidades.
Do mesmo modo que assessoram a respeito de gestão de crises, preparando em relação a melhor forma de agir de acordo com a complexidade da situação, preferencialmente, antes que se torne uma questão litigiosa.
Considerando os avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento, que impactam na velocidade em que se é possível formar uma opinião, o papel do(a) advogado(a) pode receber influências além da base jurídica, levando em conta questões como os sentimentos.
Por exemplo, independentemente da crise a ser enfrentada ou que já se instaurou na empresa, é aconselhável levar em consideração a dor das pessoas afetadas, tendo empatia e realmente demonstrando isso, sendo também possível detectar tal necessidade com o auxílio da equipe jurídica, que se associa a um ‘olhar de fora’.
Outros pontos que podem ser identificados pela assessoria jurídica são apresentar as soluções disponíveis e viáveis, assim como devem ser anunciadas o quanto antes, tentando minimizar os possíveis impactos negativos que as crises e até mesmo os litígios tendem a gerar.
Ao contar com uma assessoria jurídica especializada em gestão de crises e litígios, e adotar suas orientações, a empresa tem a chance de se destacar das demais, já que estamos em constante adaptação, tentando entender e acompanhar as mudanças frequentes no comportamento e nas tendências em meio a um cenário em que as redes sociais têm grande destaque.
Assim como pode ser seu papel aconselhar sobre o valor e a importância de assumir a responsabilidade, e propor, conforme mencionado, as soluções e o que está sendo feito para evitar que o episódio se repita.
Outro aspecto envolve as brigas societárias, que dependendo de diversos fatores em meio à crise, podem fazer com que as empresas envolvidas sejam impactadas e necessitem de uma interferência, porque uma disputa desse tipo, normalmente, tende a resultar em uma ação na Justiça.
Nesse momento, mesmo que corram em sigilo, as disputas judiciais acabam se evidenciando e gerando impactos no seu valor de mercado, inclusive fazem com que as pessoas se atentem mais às empresas que estão em evidência, tendo seus pontos positivos e negativos à mostra.
Além disso, outro papel da assessoria jurídica quando o assunto envolve gestão de crises e litígios é o de indicar o momento de uma recuperação judicial, uma ferramenta voltada para empresas que enfrentam dificuldades para cumprir suas obrigações, evitando, assim, a falência. Sem contar que podem atuar em casos de negativa do pedido, apontando outras possibilidades em conjunto com uma equipe multiprofissional e outros interessados.
Apesar de não ser facilmente ou comumente visível, ou mesmo acessível ao público, tende a ser papel da assessoria jurídica reforçar a necessidade da realização de treinamentos periódicos, especialmente, após o surgimento de crises ou litígios.
E uma alteração na equipe, inclusive no cargo de CEO, que é visto como personificação do negócio, costuma indicar que mudanças foram providenciadas, já que o ato está associado a um novo profissional encarando desafios ou mesmo consequências da gestão anterior.
Se mesmo diante das devidas providências, se deparar com um cenário de crises e litígios capazes de impactar a imagem, prejudicar a reputação e resultar na necessidade de reconquistar a confiança, existem algumas dicas que tendem a ser passadas.
Essas e outras medidas que podem se fazer necessárias conforme a situação em que se encontra, as políticas internas, a missão e os valores empresariais, entre outras variáveis são algumas providências que tendem a ser tomadas diante da necessidade de contar com uma gestão de crise e litígio.
Além disso, a empresa pode necessitar de um trabalho em equipe, em que cada aspecto é avaliado com cuidado, transmitindo a real preocupação dos empresários com as partes interessadas, demonstrando que realmente entendem a sua dor e estão dispostos a apresentar soluções, o que tende a ser compreendido com o passar do tempo, por meio de experiências e até mesmo ao contar com o olhar da Assessoria Jurídica para Gestão de Crises e Litígios.