Open Data ou Dados Abertos se trata de um termo correspondente aos dados disponíveis gratuitamente para acesso, uso e compartilhamento. E apesar de ter se destacado nos últimos anos, a sua origem é marcada de 2006, quando foi utilizado em um artigo pelo inventor de “www” (World Wide Web), Tim Berners-Lee.
Mas não é somente isso! Então, continue acompanhando este artigo para saber o que Significam os Dados Abertos e de que forma Impactam na nossa vida.
Conforme brevemente explicado, os dados abertos são os que possuem livre acesso e uso independentemente da intenção pessoal ou mesmo comercial. E por serem informações públicas ou privadas disponibilizadas livremente, costumam ser veiculados por instituições governamentais e outras organizações que prezam pela transparência diante da opinião pública.
Sendo assim, qualquer pessoa consegue usufruir de informações importantes mais facilmente para basear suas decisões, o que possibilita o desenvolvimento de novos serviços e produtos (ideias comerciais), condução de pesquisas, facilitar a jornada do consumidor (disponibilidade simplificada, dinâmica, intuitiva e acessível) e atuação conjunta de diversos sistemas e instituições, e expansão da transparência e responsabilidade nas organizações.
Mas para serem considerados desta forma, precisam se enquadrar em alguns quesitos, que incluem:
Assim sendo, é possível citar como principais vantagens:
Diante disso, os dados abertos podem ser utilizados de diversas formas, incluindo como uma maneira de localizar o posto de saúde mais próximo da sua localização, indicativo de reclamações por organizações, aplicativos para saber sobre as rotas e a aproximação de um ônibus, identificar as ciclovias e os locais para guardar bicicletas, e pesquisar a respeito da reputação de uma empresa.
Diante disso, o Open Data pode ser relacionado às questões financeiras, de administração pública, comunicação, energia, saúde e transporte, por exemplo. Logo, pode proporcionar crescimento, competitividade e produtividade aos mercados, impulsionando as empresas de micro, pequeno, médio e grande porte.
Porém, por se tratar de dados, as normas de compartilhamento devem seguir as determinações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que está em vigor desde Setembro de 2020 e preza pela proteção, transparência e privacidade dos dados e de seus respectivos titulares.
Assim sendo, um advogado ou uma equipe jurídica especialista no assunto pode ser acionado, assim como o setor responsável, para auxiliar nessa questão tanto em relação ao fornecimento quanto ao uso dos dados abertos.