Startup Camelo. Quando empreendedores têm capacidade de unir seu fluxo de caixa, ou seja, os valores recebidos, com despesas estritamente necessárias, principalmente com o intuito de se proteger das incertezas, e foca em crescer de modo sustentável e aproveitando as oportunidades que aparecem, damos o nome de “camelo”.
Tal conceito, que surgiu em 2020, faz analogia ao fato de esse tipo de animal conseguir armazenar um grande volume de água e sobreviver a um ambiente inapropriado ou mesmo suportar lugares secos e com altas temperaturas. Sem contar que é conhecido pela sua resistência física e capacidade de se adaptar para sobreviver com facilidade.
E para conhecer detalhes sobre esse tipo de startup e como se difere das Unicórnios, continue a leitura deste artigo.
Conforme explicado brevemente, uma startup camelo é conhecida por sua resistência e seu foco em sobreviver. Assim sendo, consegue se adaptar a diversos cenários, suportar condições adversas e resistir sem receita por tempo razoável.
Diante disso, podemos citar como principais características:
Outro ponto observado é que apesar da baixa frequência e necessidade, quando buscam investidores, optam por aqueles que, além do dinheiro, levam conhecimento e tecnologia, o que acaba lhes proporcionando potenciais fornecedores.
Uma questão que difere essas duas startups é que a camelo não se preocupa em garantir um crescimento agressivo, como a unicórnio. Logo, o foco é priorizar a sustentabilidade financeira.
Outro ponto é que não se preocupam com o tempo quando o assunto envolve o desenvolvimento de produtos e nem o crescimento da sua empresa, justamente por prezar a forma natural e saudável. Logo, investem tempo para desenvolver algo sólido, criar um produto ou serviço que seja interessante e inovador, e estruturar para se manter a longo prazo.
Enquanto isso, a startup unicórnio é conhecida por ser avaliada pelo mercado acima de 1 bilhão de dólares antes de abrir capital na Bolsa de Valores, apostar em investimentos de risco, pela sua agressividade e velocidade em crescer, capacidade de lucrar alto e conquistar popularidade.
Sem contar as ideias inovadoras, o investimento em tecnologia, a forte presença nas mídias sociais, busca por adquirir outras sociedades, popularidade no mercado, apoio a diversidade e foco no cliente, se preocupando com a experiência dele durante todo o processo de venda.
Diante disso, o aconselhável é entender os seus objetivos e identificar qual delas melhor se encaixa de acordo com as suas características para saber em que tipo investir.
Portanto, quem deseja um crescimento rápido a curto prazo, um negócio inovador e que invista em tecnologias com possibilidade de obter altos lucros logo no começo, a startup unicórnio é a direção.
Mas para quem deseja uma valorização e preservação da cultura, um crescimento sustentável, sem a necessidade de depender dos investimentos de terceiros, tendo a chance de sobreviver em meio às crises e aos momentos desafiadores financeiramente, além das demais características citadas anteriormente, a startup camelo é mais indicada para as suas intenções.