Política de Segurança da Informação. Dentre tantas preocupações envolvendo a abertura de uma empresa, uma parte a ser considerada e que é tão importante quanto pensar no produto ou serviço a ser oferecido envolve a área jurídica do seu negócio.
Continue acompanhando este artigo para saber Porque a Sua Empresa Precisa de uma Política de Segurança da Informação e como ela funciona.
A segurança da informação é definida como o ato de proteger os dados da empresa, principalmente os confidenciais, dos diferentes tipos de ameaças e riscos que possam sofrer, tais como espionagens, sabotagens, vírus ou códigos maliciosos, incêndios e inundações.
E a sua política envolve justamente as medidas que devem ser tomadas para tentar impedir esses acontecimentos, que podem envolver procedimentos de rotina (como verificar o antivírus) e infraestrutura tecnológica (hardware e software: gestão de soluções para assinatura eletrônica de documentos).
De um modo geral, as regras abordam sobre o acesso, o controle e o compartilhamento da informação. E mesmo se tratando de um documento, ele pode ser questionado e modificado conforme as necessidades da sua empresa.
Assim sendo, a Política de Segurança da Informação ou PSI possui alguns princípios básicos para ser acrescentada na organização, garantindo assim, que cada fator vai receber a devida atenção, conforme suas ações específicas, para entregar a proteção desejada. Sendo eles:
Pensando em tudo que foi descrito e sabendo da importância que as informações têm para qualquer tipo de empresa, é cada vez mais necessário se manter atento às demandas do mercado e das consequências que podem surgir ao utilizar e compartilhar os dados coletados.
Afinal, da mesma forma que a tecnologia evolui com o passar do tempo, é preciso que os empresários fiquem atentos e ajustem as suas políticas e ferramentas adotadas para acompanharem esse crescimento, diminuindo a margem para erros ou possíveis infrações que possam ser cometidas por terceiros.
Sem contar na imagem que você, como empresa e dono, passam para seus funcionários, fornecedores, sócios, acionistas e clientes ou usuários, e que acaba surgindo como uma consequência natural do aumento de transparência e da eficiência do seu negócio.
Além da redução de custos com multas e processos ao acrescentar ferramentas que diminuem os riscos de vazamentos, e da otimização dos processos internos (quais informações coletar, onde armazenar documentos e quais protocolos são utilizados em cada situação, por exemplo).
Ao elaborar uma Política de Segurança da Informação, é preciso se atentar para que as normas façam sentido para a sua empresa, mas nada impede que algumas ações básicas sejam consideradas no momento de montá-la ou de repassar as informações para um especialista no assunto.
Dentre elas podemos citar:
Em seguida, é preciso que o documento receba a aprovação antes de as normas começarem a ser implantadas na sua empresa. Logo, tem toda uma etapa que precisa ser seguida:
Com o tempo e conforme os feedbacks, é possível fazer ajustes na PSI para que ela atenda às necessidades da empresa e faça cada vez mais sentido para o tipo de negócio que é oferecido, mas sem esquecer de preservar os dados que estão sob sua responsabilidade.