Concorrência Desleal – Sabe as comparações que acontecem em todo encontro de família desde que era pequeno? Se não aconteceu necessariamente com você, é provável que já tenha ouvido este relato de algum amigo ou familiar, não é mesmo?
Entre tantas opções, elas podem acabar gerando um tipo de competição entre você e a pessoa comparada ou algum outro indivíduo. Mas as comparações não ficam somente entre as pessoas físicas; elas também podem acontecer entre as empresas, em forma de livre concorrência, o que acaba sendo importante para a economia.
Porém, existem parâmetros para que ela ocorra de maneira “mais justa e igual”. Quando os limites são ultrapassados e há uma extrapolação dos princípios éticos e morais, com o intuito de influenciar os clientes para que acompanhem determinada marca, ocorre o que chamamos de Concorrência Desleal e é sobre isso que vamos falar no texto de hoje.
Para que haja uma concorrência, que tem como finalidade atrair cada vez mais clientes, é preciso existir três aspectos específicos:
Dito isso, podemos começar a abordar melhor o nosso tema. Conforme adiantamos, na concorrência desleal, a empresa utiliza meios fraudulentos e desonestos para atrair os clientes de sua concorrência. Logo, isso se trata de uma prática ilícita que pode resultar em pagamento de indenizações e até aplicação de penas criminais.
E ela pode ser classificada em dois tipos:
A concorrência desleal tende a acontecer de diversas formas, como pode ser observado a seguir em alguns exemplos:
Logo, práticas como estas podem afetar tanto as empresas, quanto os clientes / consumidores e o governo. Sendo que este último é prejudicado pela falta de arrecadação dos impostos que foram sonegados.
Da mesma forma que o desenvolvimento tecnológico e o acesso da internet ajudam a divulgar a sua marca para mais pessoas, o seu nome também pode sofrer consequências como as citadas anteriormente.
Por isso é importante ficar atento às novidades, acompanhar a movimentação do mercado e garantir, de todas as formas legais possíveis, que o seu negócio está seguro ou, ao menos, amparado por lei caso venha a ter algum problema neste sentido.