Service Level Agreement. Alguns dos objetivos unânimes das empresas incluem a segurança e satisfação com os serviços oferecidos ou produtos vendidos, e ter um bom relacionamento entre a organização e outra terceirizada ou com os colaboradores, resguardando as partes de possíveis problemas futuros.
E para atingir esses objetivos, é possível firmar um acordo específico, então continue acompanhando este artigo para conhecer detalhes sobre SLA.
Traduzida como Acordo de Nível de Serviços, a sigla SLA (Service Level Agreement) se trata de um documento voltado para garantir a qualidade do serviço prestado, que detalha, de forma transparente e objetiva, os processos a serem realizados, as métricas de avaliações, penalidades, os prazos contratuais, o tipo e a qualidade do serviço e os preços.
Desse modo, antecipa o que pode acontecer e garante que o acordo seja honrado. E devido ao fato de especificar as normas para oferta, metas, contratos, questões, suporte, entre outros fatores que sejam fundamentais para a organização, é fundamental que seja revisado periodicamente com o intuito de que os pontos registrados continuem alinhados com os serviços prestados pela empresa.
E é classificada em dois tipos, sendo eles, foco:
O Acordo de Nível de Serviços tende a ser indicado para qualquer negócio que preste serviço e possui como principais critérios:
Diante disso, o SLA é uma maneira de transmitir a segurança relacionada à execução dos serviços acordados a todos os envolvidos, porque detalha, por exemplo, as obrigações de cada um para o período combinado e as consequências em casos de descumprimentos.
Conforme explicado, além de proporcionar a qualidade da prestação de serviços, ao adotar Service Level Agreement, o negócio consegue:
Para elaborar um SLA, primeiramente, é essencial verificar os possíveis riscos envolvendo a sua criação para garantir a entrega do serviço e o respeito em relação ao prazo em que deve ser cumprido.
Em seguida, precisa investir em treinamento periódico da equipe técnica para que o planejamento e as exigências dos clientes sejam cumpridos, e também observar as seguintes questões:
A partir disso, consegue detalhar as responsabilidades dos envolvidos (assim como as exclusões do contrato de prestação de serviços); os pré-requisitos do acordo; as metas de desempenho; regras para realização da atividade acordada; métricas e os indicadores de resultado para evitar determinados investimentos, avaliar a performance das equipes contratadas e mudar o que não está funcionando; e os prazos e as consequências destinadas em caso de descumprimento do acordo.
Sendo assim, o aconselhável é acionar o setor jurídico ou contratar uma equipe especializada para que todas as questões sejam analisadas e o SLA seja devidamente elaborado, englobando todos os quesitos necessários para que tenha validade e consiga cumprir suas funções.