Práticas de ESG. ESG, em tradução Ambiente, Social e Governança Empresarial, é uma sigla que também pode ser definida por: defesa do consumidor; adoção da LGPD; publicação de relatórios corporativos; treinamento dos colaboradores; elaboração de estratégias efetivas; identificação de tendências e precaução em relação ao abuso de poder financeiro, à corrupção e ao ambiente.
Continue a leitura e conheça mais dicas de práticas de ESG que contribuem para uma boa imagem de uma empresa, lucros e demais benefícios.
Responsabilidade social, transparência e políticas envolvendo gestão e ética são os pilares básicos de uma empresa que deseja adotar o selo de ESG, que influencia em uma boa imagem que deseja passar, se preocupando com tais questões e desejando fazer diferente, se destacando no setor de mercado em que está inserida.
Diante disso, listamos as principais práticas que podem ser aplicadas para cada um dos indicadores de ESG:
Em relação ao meio ambiente, um fator que impacta é a emissão de dióxido de carbono (CO2), um dos gases envolvidos no efeito estufa. Portanto, as práticas que podem ser adotadas incluem:
Além disso, a organização também pode optar por:
Para este quesito podemos citar exemplos, tais como:
Em relação a esse indicador de ESG, podem ser adotadas as seguintes práticas:
Além da adoção de práticas como as que acabamos de listar, é fundamental verificar se os parceiros e fornecedores também defendem as mesmas causas que a empresa. Isso porque ter aliados que prezam por sustentabilidade, ética e uma sociedade melhor auxilia na reputação positiva e no crescimento do negócio em diversos setores.
Sem contar que ajuda a conquistar possíveis investidores e clientes que têm cada vez mais se interessado por negócios que optam por agir de maneira sustentável e por defender causas sociais, o que proporciona vantagem competitiva, melhoria de reputação e aumento de lucros.
Mas não é suficiente ter essa missão somente no papel, é necessário colocá-la em prática, especialmente, em relação às propagandas, campanhas publicitárias e aos discursos.
Afinal, só é considerada uma empresa com selo de ESG (aliada) aquela que de fato realiza as ações que se compromete e passa a aplicar as mudanças que se propôs para que cada um dos indicadores seja devidamente modificado.