Fraude é considerada um crime em que a pessoa tem intenção de enganar a outra para obter vantagem ou lucrar injustamente por meio de informações falsas ou enganosas.
E conforme as empresas vêm se dedicando e adaptando cada vez mais ao ambiente digital (e-commerce ou comércio eletrônico), o número de fraudes envolvendo bens e serviços, dinheiro e dados pessoais também tem crescido. Diante disso, neste artigo vamos abordar o que é Fraude e como se Proteger.
O que é Fraude?
No Direito, a fraude é definida como um ato ilícito em que há objetivo de obter vantagem sobre outra pessoa, gerando prejuízos após enganar, falsificar, omitir ou manipular a mesma ou uma situação a seu favor.
Principais Tipos de Fraude
No ambiente digital, existem diversos tipos de fraude, em que acabam se destacando:
- Abertura de empresas: as vítimas se tornam “laranjas” e as pessoas mal intencionadas podem aplicar golpes maiores e solicitar empréstimos ou financiamentos em instituições financeiras;
- Autofraude: praticada pelo próprio comprador, que alega não ter recebido o produto dentro do prazo e contata a operadora do cartão para que o valor seja devolvido;
- Boletos falsos: acontece quando uma correspondência é interceptada e trocada, ou sites falsos são criados para induzir a possível vítima ao erro em baixar boletos que não são originais;
- Chargebacks: envolve a necessidade de o comerciante reembolsar o “cliente” após uma reclamação falsa para não pagar pelo que foi adquirido;
- Compra de linhas telefônicas: é feita no nome da vítima com o objetivo de obter comprovante de residência para que outras fraudes sejam aplicadas;
- Compra não autorizada: os estornos realizados quando a vítima não reconhece alguma transação financeira e a empresa presente no ambiente digital acaba tendo prejuízo por precisar devolver dinheiro, assim, o fraudador fica com os itens comprados com o cartão da vítima;
- Fraude afiliada: cenários fictícios de vendas são criados para que a pessoa receba comissões indevidas em plataformas de afiliados, manipulando transações ou gerando tráfego falso;
- Pedido de empréstimos com documentos falsificados: é feito com o CPF da vítima e, geralmente, é identificado quando ela precisa de crédito e a solicitação é negada, porque o nome está negativado;
- Phishing: cibercriminosos se passam por empresas ou pessoas confiáveis para enganar as possíveis vítimas e conseguir seus dados pessoais;
- Roubo de dados pessoais em sites falsos: são criados sites idênticos aos originais para conseguirem obter os dados das vítimas;
- Uso do cartão de crédito falsificado, perdido ou roubado: quando o processo é autorizado após o fraudador realizar uma transação online, os bens, serviços ou dados são retirados.
Além disso, é importante estar ciente que os vazamentos e as coletas feitos em bancos de dados de empresas e sites digitais contêm alto tráfego de dados pessoais, que são considerados valiosos para os fraudadores.
Sem contar que também há possibilidade de:
- A vítima adquirir um item de origem ilegal sem saber, porque foi comprado com cartão roubado e vendido pelo fraudador;
- Contratarem uma pessoa (cúmplice, que costuma ser bode expiatório) para enviar as compras feitas com cartões de crédito roubados para despistar os verdadeiros fraudadores;
- Mandarem e-mails se passando por empresas conhecidas para obterem os dados pessoais, como senhas, número de CPF e informações bancárias, por exemplo;
- O fraudador criar uma conta (abrir uma loja) para vender produtos que não tem para conseguir dinheiro dos clientes.
Formas de se Proteger das Fraudes
Para se proteger das fraudes é possível tomar ou manter algumas medidas, tais como:
- Adotar a autenticação de dois fatores;
- Criar senhas fortes, com números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas, trocando-as periodicamente;
- Não assinar abaixo-assinados ou fornecer informações pessoais em promoções e sorteios;
- Não deixar documentos ou cartão de crédito fora de vista em estabelecimentos;
- Nunca compartilhar senhas;
- Proteger seus documentos;
- Tomar cuidado com e-mails falsos, que costumam prometer descontos muito atrativos ou prêmios;
- Verificar se o site é oficial ao fazer compras online.
Enquanto isso, os responsáveis por empresas podem, por exemplo:
- Adotar ferramentas e tecnologias de segurança adequadas para manter o seu negócio virtual seguro;
- Criar uma plataforma para conscientizar os clientes ou usuários sobre as tendências de fraudes;
- Fazer auditorias com frequência para monitorar as práticas de segurança e identificar mais facilmente possíveis riscos e falhas;
- Investir ou cumprir os padrões de segurança do setor (DSS e certificação SSL);
- Manter as soluções antifraude constantemente atualizadas;
- Realizar avaliações para risco de fraude;
- Ter gateways de pagamento para proteger os dados do titular do cartão;
- Usar sistemas de verificação de endereço IP conectado ao seu canal de vendas.
Então, seja você uma pessoa física ou jurídica, dê um alô caso esteja enfrentando algum problema com Fraude ou deseja conhecer mais formas de se Proteger juridicamente.
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Artigo Publicado em: 10 de fev de 2022 e Atualizado em: 18 de set de 2025