Fraudes de Assinaturas Digitais. Uma das vantagens de investir nas Assinaturas Digitais, uma forma de comprovar virtualmente a identidade de alguém por meio de criptografia para autenticar e proporcionar integridade e segurança, é a validação imediata de um documento.
Em contrapartida, a demanda acabou resultando no crescente número de fraudes, sendo utilizadas, por exemplo, para realização de transações bancárias voltadas para aplicação de diversos tipos de golpes.
Apesar da segurança e confidencialidade das informações transmitidas, e da assinatura digital que utiliza a criptografia para assegurar a sua autenticidade (garantia de que não houve alteração após o documento ser assinado), nada impede que sejam feitas rubricas falsas.
E para isso, é possível se proteger ao verificar a veracidade da assinatura, o que é feito por meio de um processo de validação, que consiste na análise do nome, da criptografia, do carimbo de tempo e do código de verificação.
Assim, primeiramente, é feita uma comparação entre o resumo criptográfico do documento e o apresentado pelo assinante. Nesse momento, a chave pública do Certificado, contendo informações, é revertida para verificar as informações disponíveis. Se estiverem iguais, o documento está correto. Em caso de os resumos estarem diferentes, há indício de que a assinatura digital é falsa.
Além disso, apesar de serem facilmente manipuladas, necessita-se observar se há presença de data e horário na assinatura digital para que seja possível consultar possíveis erros.
Em seguida, é analisada a validade, comparando a data da assinatura do documento com o dia de expiração do Certificado. Assim como é preciso consultar uma lista publicada pela Autoridade Certificadora emissora do Certificado para saber se foi invalidado.
Sendo assim, o processo de validação é responsável por evitar fraudes por meio de assinaturas digitais, além de garantir a segurança, integridade e autenticidade dos documentos.
Lembrando que para conseguir a chave digital é preciso comparecer a uma entidade autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ou AC (Autoridade Certificadora), e solicitar um Certificado Digital, que pode ser:
Além das recomendações expostas, é possível se atentar a outros cuidados quando o assunto envolve fraudes, como as que são feitas por meio de assinaturas digitais, tais como:
Do mesmo modo que é aconselhável estar ciente das leis vigentes em relação ao ambiente digital, que, ao contrário do que alguns ainda acreditam, é amparado por normas e pela aplicação de sanções condizentes a ação que fere o outro após a comprovação.