Startup Zebra. Em oposição às jornadas consideradas comuns das startups estão as chamadas Zebras, que buscam um crescimento consistente enquanto focam em uma causa e pretendem gerar um impacto social ao seu redor, resolvendo problemas sociais.
Então, continue a leitura e saiba mais detalhes sobre a Startup Zebra e o que as difere das demais, como a Unicórnio e Camelo, por exemplo.
A origem desse tipo de empresa está relacionada ao comportamento do animal de mesmo nome, que se junta aos outros da mesma espécie para que se tornem mais fortes ao se depararem com diferentes situações.
Logo, o termo Startup Zebra se refere às empresas que querem ter uma gestão estratégica e organizada de inovação em relação aos processos para que sejam sustentáveis a médio e longo prazo.
Assim como também está relacionada aos intuitos de gerar lucro e melhorar a sociedade (ganho social). E para atingir o último objetivo, investe em sustentabilidade social (pessoas), ambiental (planeta) e econômica (lucro), que são fatores considerados o tripé para esse tipo de negócio.
Como a sua base envolve a sociedade e os resultados coletivos, esse tipo de empresa em questão valoriza o investimento em projetos com objetivos alcançáveis e propósitos definidos, prezando pelas melhorias ao planeta.
Assim, há um interesse em equilibrar o lucro a ser recebido e a missão de valorizar o compartilhamento de poder e recursos, priorizando uma sociedade mais igualitária. Do mesmo modo que foca em melhoria de produtos e processos em vez de planejar o desenvolvimento de um novo produto.
Um dos desafios encontrados por essa startup é a necessidade de investir em melhoria de processos para auxiliar os negócios a adotar, executar e medir o resultado de seu produto ou serviço.
Outra questão envolve a missão de encontrar fontes para financiamento, o que ainda acaba sendo diferente a depender do sexo dos fundadores. Da mesma maneira que ainda se deparam com a falta de visibilidade.
Em relação às demais startups, a zebra se destaca com os seus diferenciais, que inclui a colaboração no lugar da competição, ou seja, o compartilhamento de conhecimento e a coletividade são um dos pontos fundamentais quando nos referimos a esse tipo de empresa.
Por isso, a principal missão é contribuir para a solução de problemas sociais e o lucro é considerado uma consequência natural do trabalho realizado, se destacando a sustentabilidade financeira.
Outro ponto que podemos apontar em relação às demais startups é a transparência ao promover ideias e projetos que tenham impacto socioambiental, ou seja, há uma prioridade em investir na economia solidária.
Além disso, é válido explicar, brevemente, as características que diferem a zebra de outras startups, como unicórnio e camelo, por exemplo.
Enquanto a zebra valoriza o coletivo em prol dos seus pilares (social, ambiental e lucro como consequência), a unicórnio se trata de uma empresa com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão antes de ter ações na Bolsa de Valores e é voltada para um crescimento acelerado.
Por outro lado, a camelo é conhecida, basicamente, por sua sustentabilidade financeira, resistência e seu foco em sobreviver, se adaptando a cenários diversos, suportando condições adversas e resistindo sem receita por um tempo razoável.
Assim sendo, ao pensar em abrir uma startup, também é aconselhável levar em consideração qual tipo de missão envolve o negócio que pretende criar, já que é um dos principais diferenciais entre as startups mencionadas.