Startup Unicórnio. Quando uma startup é avaliada em mais de US$ 1 bilhão em valor de mercado antes de ter ações na Bolsa de Valores, é classificada como unicórnio, ou seja, se trata de um novo empreendimento ou uma organização da nova economia, podendo ou não ser tecnológica, que atinge mais do que essa quantia quando recebe um investimento por uma fração do total.
Assim, tem um crescimento exponencial desde sua origem e acelera rapidamente a partir de rodadas de investimento antes de abrir capital na Bolsa. E para isso, precisa instalar estruturas, conhecimentos e processos que, muitas vezes, não julgavam necessários no estágio inicial.
Mas não é somente isso! Continue acompanhando este artigo para saber detalhes sobre uma Startup Unicórnio.
Conforme descrito, o termo está associado à raridade e, por isso, significa fazer parte de um grupo seleto em que poucos conseguem alcançar. E o responsável por determiná-las desta maneira é o valor de mercado somado às características de uma startup, como inovação, tecnologia, posição de vantagem e foco na experiência do cliente ou usuário para conquistá-lo.
Além disso, também são levados em consideração planos de negócios bem definidos e investimento em marketing, incluindo administração das mídias sociais, foco na gestão de pessoas e boa cultura organizacional, por exemplo.
E para aqueles que se interessam e desejam criar uma startup, é válido estar ciente sobre o seu conceito e toda proposta por trás dessa ideia. Assim sendo, o termo Startup serve para nomear as organizações que crescem rapidamente em um cenário de incertezas e a partir de ideias inovadoras, independentemente de estarem ligadas diretamente à tecnologia e presentes na internet, fisicamente ou em ambos os meios.
Ela costuma ser criada do zero por um grupo de pessoas que buscam um modelo de negócios lucrativo e que, consequentemente, possam aumentar o faturamento sem precisar investir na mesma proporção. Logo, a solução inovadora apresentada aos clientes ou usuários deve proporcionar mais lucro para se sustentar sozinha e menos gastos extras.
Sendo assim, para alcançar o sucesso desejável, proporcionando também uma solução em escala ilimitada e sem perder a qualidade, é preciso se atentar ao planejamento necessário para criar e enfrentar os obstáculos com o intuito de manter a sua startup.
Além disso, tendem a contar com ajuda para crescer por meio de apoio financeiro, mentoria para conquistar clientes e se aproximar das outras empresas, e também de instituições com programas exclusivos para startups (incubadoras ou aceleradoras).
Assim como igualmente podem pedir ajuda para os investidores-anjo, que são pessoas físicas ou jurídicas que querem investir no seu negócio sem ter obrigação trabalhista ou tributária com a startup se não der certo.
Desse modo, não precisam ter um vínculo com a organização em que realizaram o aporte, com exceção dos casos em que ajam de má-fé ou assumam uma conduta dolosa ou ilícita.
Além da questão financeira, existem alguns fatores que diferem as startups unicórnio das startups, tais como:
E quando o assunto envolve os quesitos jurídicos e as legislações, é aconselhável consultar um advogado especialista no assunto para que possam conversar sobre os Direitos de quem tem Startup (seja ela unicórnio ou não), o que determina o Marco Legal das Startups, o que é preciso para começar o seu negócio e o que mais necessitar.