

Startup Early Stage ou startup em estágio inicial de desenvolvimento, é o período em que as ideias das empresas novas são colocadas em prática, sendo considerado uma fase importante para levar rumo ao sucesso ou não do negócio.
Se uma startup se encontra na Early Stage, significa que já houve estudo do mercado e público-alvo, estabelecimento de metas, objetivos e melhores estratégias, teste do produto ou serviço a ser oferecido, e todos estão cientes do seu potencial, então, é o momento de tomar decisões e colocar as ideias em prática.
Mas para que seja possível ter um primeiro contato com o mercado em que está inserida, disponibilizando seus produtos ou serviços, é importante ter capital financeiro, seja por meio de captação de recursos, investidores-anjo ou programas de aceleração ou incubadora, por exemplo. Assim, conseguem expandir o negócio, se lançar no mercado, ampliar o alcance de clientes, investir na equipe, em matéria-prima e no que mais precisar.
Logo, early stage é determinante para o futuro da startup, em que as escolhas deste estágio definem se vai crescer e passar para as próximas fases, ou se vai ter uma vida curta no mercado.
Apesar de a duração depender de cada modelo de negócio, capital financeiro e demais variáveis, uma startup é considerada early stage nos seus primeiros anos, mais precisamente quando a ideia inovadora é colocada em prática.
Nesta fase, a principal característica é a busca por recursos para iniciar os testes e expandir o negócio, sendo, normalmente, destinados ao teste de mercado por meio de MVP (minimum viable product), em que é possível mensurar e avaliar os feedbacks dos clientes antes de realmente fazer o lançamento e avançar para a próxima fase.
Devido às suas características, entre os desafios comumente observados em uma startup early stage está o ajuste da solução ao mercado, ou seja, é normal que ajustes precisem ser providenciados para adequar o produto ou serviço que tem para oferecer às necessidades do cliente, fazendo-se essencial entendê-lo e analisar se há justificativas plausíveis para se lançar no mercado.
Captar recursos, atrair investidores ou decidir se inscrever em programas de aceleração ou incubadora são outros desafios esperados para este estágio de uma startup. Assim como conquistar espaço com recursos limitados e definir uma estruturação do negócio eficiente a ponto de garantir o seu crescimento a longo prazo.
Sem contar a validação do modelo de negócio, em que é fundamental determinar como vai gerar receita e testar diversos formatos de monetização até encontrar o melhor, levando em consideração o mercado e seu público-alvo. E o equilíbrio entre velocidade e qualidade, e gestão de tempo e foco na solução.
Então, se tem uma Startup Early Stage ou precisa de ajuda com contratos, resolução de conflitos, tributação, propriedade intelectual, demais desafios que esse tipo de negócio pode enfrentar de um modo geral ou se está em dúvida sobre o que é preciso para começá-la, dá um alô para que possamos trilhar juntos rumo ao sucesso a longo prazo.