Liberdade de Expressão na Internet. É caracterizada como Liberdade de Expressão, um dos pilares da democracia, a livre e garantida manifestação do pensamento, da fala e de se expressar de qualquer indivíduo sem que haja repressão. Ou seja, é o ato de externalizar, de forma espontânea ou calculada, uma mensagem por meio de uma opinião, um sentimento ou uma impressão.
Com ela, a população evolui; absorve conhecimento; é informada; tem mais chances de ouvir o próximo e de conviver em sociedade; forma opinião; aprende as origens de momentos históricos, da região em que vive e sobre a própria família; e conhece novos costumes e culturas. Sem contar que auxilia no aprendizado do comportamento humano e das questões envolvendo a Ciência e a Medicina, entre outros exemplos.
E quando alguém é impedido ou restringem o seu direito natural e fundamental de se manifestar socialmente de algum modo, isso se configura uma prática indevida, conhecida como censura.
Mas se a pessoa ultrapassa os limites legais, pode sofrer consequências pelos seus atos. Continue a leitura e entenda quais são esses Limites da Liberdade de Expressão, principalmente na Internet.
De acordo com a Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, independentemente se são brasileiros ou estrangeiros residentes no País, e livres para manifestarem pensamentos e atividades intelectual, artística, científica, de comunicação e religião, da forma que preferirem.
Assim sendo, o limite começa quando alguém encontra o direito do outro, principalmente quando a prática é adotada na internet. Logo, se uma pessoa resolve opinar em uma foto ou sobre um comentário, por exemplo, por lei, não pode ser ofensiva ou ferir o próximo. Mas caso ignore a legislação e ultrapasse os direitos do outro, precisa responder pelos atos conforme a gravidade e a prática adotada.
Dentre as práticas que se enquadram como exemplos que ultrapassam os limites da liberdade de expressão podemos citar:
Assim sendo, quem pratica esses crimes ou outras atitudes que possam ferir os direitos do próximo, é responsabilizado por eles conforme ficar determinado por lei e pela Justiça. Ou seja, os órgãos competentes analisam os casos individualmente e determinam se as manifestações on-line precisam de punição por violação dos direitos de quem se sentiu prejudicado, por isso a importância de o ato de liberdade de expressão não poder ser feito em modo anônimo.
Por outro lado, quem se manifesta sem censura ou temor, e dentro da legalidade, contribui para a construção de uma sociedade mais justa, plural e que, consequentemente, luta por diversidade de opiniões e mais igualdade.