Nova Política de Privacidade do WhatsApp. Ao abrir um aplicativo ou ao acessar um site, você chegou a reparar que há avisos sobre mudanças na Política de Privacidade? Eles ficaram mais constantes depois que houve o anúncio de que uma lei sobre segurança de dados pessoais entraria em vigor, fato que aconteceu em Setembro de 2020, através da LGPD.
A Lei Geral de Proteção de Dados regulamenta que todos os detentores de informações pessoais e/ou sensíveis (que tornem uma pessoa identificada ou identificável) devem se responsabilizar pela transparência e pela forma de tratamento delas, desde a coleta – após o consentimento de seu titular, quando o caso – até o compartilhamento com terceiros. E com o aplicativo de mensagens WhatsApp não é diferente.
Continue acompanhando este artigo para saber sobre as mudanças presentes nos Termos de Serviço e da Política de Privacidade do WhatsApp e como elas impactam no seu dia a dia.
No dia 15 de Maio, entrou em vigor uma nova Política de Privacidade do WhatsApp, que detalha sobre a coleta de mais dados dos usuários e que algumas informações podem ser compartilhadas, inclusive para fins comerciais, com o Facebook, que é o seu dono.
E ainda esclarece que caso a pessoa não queira aceitar os novos termos, não poderá continuar utilizando o aplicativo de mensagens. Mas ainda explica que alguns dados já eram coletados conforme a política anterior, com exceção de recursos do WhatsApp Pay e do WhatsApp Business, e que nesta atualização prezam por serem mais transparentes em relação ao uso dos dados.
Sem contar que afirma que o aplicativo não mantém nenhum registro das pessoas (amigos e familiares) para as quais você liga ou troca mensagens, e nem compartilha seus contatos com o Facebook. Logo, as conversas continuam sendo privadas, além de você conseguir utilizar as mensagens temporárias e baixar seus dados.
Conforme a Política de Privacidade do próprio aplicativo são coletadas as seguintes informações:
Apesar de o compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o seu dono não ter mudado, a principal alteração presente nos atuais Termos de Serviço e da Política de Privacidade é relacionada às conversas entre usuários e empresas. O Facebook liberou novas funcionalidades para o WhatsApp Business, para que os negócios tenham acesso a informações dos usuários que interagem com eles.
Dentre elas estão as possibilidades de poder conversar com as empresas para resolver assuntos com mais rapidez e facilidade, de realizar compras ou de pedir mais informações sobre um produto ou um serviço oferecido. E ao mesmo tempo em que tem essa opção de poder conversar ou não com determinado negócio, você pode escolher bloqueá-lo ou removê-lo da sua lista de contatos a qualquer momento.
Sem contar que eles não podem entrar em contato com você por meio do aplicativo de mensagem, a não ser que você autorize. Da mesma forma que as políticas também proíbem o WhatsApp de compartilhar o seu número de telefone com eles.
Enquanto isso, as empresas maiores, como companhias aéreas ou varejistas, recebem perguntas de vários clientes ao mesmo tempo, sobre voo e rastreamento de um pedido, por exemplo. E para conseguirem oferecer um pronto atendimento, elas podem usar o Facebook para gerenciar algumas respostas, por meio do provedor de tecnologia, e você recebe uma notificação para ficar ciente da situação.
Mas isso não significa que suas conversas (do WhatsApp ou do Facebook) vão ser lidas por terceiros ou compartilhadas indevidamente, porque as mensagens (textos, fotos, anexos, ligações, localizações, vídeos e áudios) possuem criptografia de ponta, ou seja, nem que o caminho percorrido até chegar ao(s) destinatário(s) seja interceptado, ninguém consegue ter acesso ao conteúdo.
Como dito anteriormente, caso não queira que os seus dados coletados pelo WhatsApp sejam compartilhados com terceiros (como o Facebook), você pode optar por não aceitar os termos. Porém, isso o impedirá de utilizar o aplicativo de mensagens.
De acordo com a empresa, ao tomar essa decisão não será mais possível ler e nem enviar mensagens. E as ligações e notificações ainda podem funcionar por mais algumas semanas (sem data estimada). Entretanto, como existem divergências entre os novos termos e as leis em vigor, o aplicativo garante que não vai bloquear e nem restringir as funcionalidades para os usuários que ainda não aderiram às atualizações.
Mas, segundo a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), órgão responsável por fiscalizar a lei que lida com a privacidade e segurança de dados pessoais e sensíveis no Brasil, nenhuma restrição pode ser imposta aos usuários do País que utilizam o WhatsApp até meados de Agosto.
E ainda segundo a Autoridade, foi instaurado um processo administrativo sobre a nova política do aplicativo, juntamente com o Ministério Público Federal, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacom). E afirma que as respostas recebidas ainda estão sendo avaliadas.