Legal Design. Em uma semana normal, quando tem tempo, o que costuma fazer? Sabe quantos minutos ou horas têm destinados a você? Dependendo da prioridade e rotina, pode não ser muito, mas e se compararmos à facilidade de interpretar um contrato?
Atualmente, tem sido mais fácil de ler, o que é possível, por exemplo, por causa do Legal Design, uma forma criativa de produzir Documentos Corporativos, o que acontece ao juntar design com experiência do usuário para apresentar uma solução jurídica, que costuma ser um documento.
Legal Design, conforme brevemente explicado, é, basicamente, uma ferramenta capaz de facilitar a leitura dos contratos e atrair a atenção das pessoas, o que acontece ao misturar princípios e elementos de design com Direito, proporcionando uma linguagem simples e formatação agradável.
Por meio das suas estratégias é possível produzir, estrategicamente, documentos corporativos pensando nas pessoas e suas experiências, apresentando as questões jurídicas, sejam quais forem, de forma eficiente, acessível e visualmente atraente ao público.
Além do principal benefício, que é proporcionar uma melhor experiência ao usuário, ao adotar Legal Design nos documentos corporativos, tem a chance de se destacar no mercado por querer aproximar o público de algo que por tanto tempo tem sido sinônimo de “juridiquês” e complicação, e por necessitar de um advogado e horas de leitura.
Logo, é uma oportunidade de se tornar um diferencial por oferecer produtos jurídicos, em sua maioria documentos, que possam ser facilmente lidos e compreendidos, o que acontece por meio de uma linguagem simples e objetiva, e elementos visuais, baseados nas experiências humanas.
Sem contar que demonstra interesse em querer que as pessoas estejam cada vez mais cientes sobre seus direitos e deveres ao se relacionar com o(s) produto(s) oferecidos ou serviço(s) prestado(s) pelo seu negócio.
Para tornar os documentos corporativos mais intuitivos e satisfatórios para as suas relações, seja com investidores, prestadores de serviços, fornecedores, parceiros ou clientes, pode investir em Legal Design, mas desde que se atente a alguns pontos importantes.
Devido ao fato de focar nas experiências das pessoas, é fundamental entender as necessidades do público, definir metas, saber os perfis principais e testar o que pode funcionar.
Por isso, primeiramente, precisa montar estratégias para adquirir os resultados e analisá-los para entender qual deve ser o foco do problema e o projeto a ser apresentado como solução.
No momento de pensar nas alternativas, por meio de diversos ângulos, a criatividade é essencial para apresentar a melhor proposta ao usuário. Mas antes, é essencial testar a funcionalidade internamente e analisar melhorias e investimentos a serem feitos de acordo com os feedbacks. Em seguida, pode desenvolver a ideia, manter o acompanhamento para verificar a evolução e o que está funcionando e precisa ser aprimorado.
Assim como contar com o suporte de uma assessoria jurídica especializada proporciona um diferencial ao seu trabalho, porque consegue estudar os elementos que combinam tanto com o público quanto a sua proposta de empresa, orientar sobre a linguagem a ser utilizada em cada documento corporativo feito com Legal Design, sem fugir às determinações legais, e identificar possíveis melhorias facilmente.