Evitar Litígios com os Clientes. Independentemente do tipo de empresa que tem, é fundamental prezar por um bom relacionamento com os clientes, fazendo com que se sintam respeitados, compreendidos e que têm a possibilidade de suprir suas necessidades, além de se esforçar para evitar a criação de situações problemáticas e que tendem a resultar em uma medida judicial futura, por exemplo.
E quanto maior o porte empresarial, as chances dos riscos de incidentes costumam aumentar, fazendo com que o foco da preocupação seja proporcional, assim como as devidas medidas auxiliares voltadas para prevenção de litígios com os clientes, como são conhecidas tais situações.
Ao evitar litígios, além de impactar positivamente na sua imagem geral, o negócio demonstra dedicação e preocupação com os clientes, mesmo que tenham se concretizado, porque se propõe a resolver a situação.
Sem contar que apesar de nem todos os casos serem evitáveis, uma empresa capacitada e disposta a resolvê-los prontamente, ouvindo os clientes e os especialistas para que encontrem uma solução agradável aos envolvidos também se destaca e proporciona uma boa reputação na sua área de atuação.
Por isso, juntamente com uma equipe especializada é possível que decidam quais adaptações e investimentos podem ser providenciados com o intuito de evitar litígios de acordo com suas atividades e outras variáveis.
E apesar de depender de tais questões, existem alguns pontos básicos que tendem a ser recomendados de uma maneira geral.
Para finalizar uma situação problemática, pode-se considerar a possibilidade de propor ou aceitar um acordo com o intuito de fazer com que o cliente se sinta recompensado e com o mínimo de perdas possível.
No caso de uma ação judicial com aparente fim desfavorável, a empresa tem a chance de reduzir os prejuízos, o que pode ser feito ao oferecer um valor menor do que foi pedido pela outra parte, por exemplo.
E em se tratando da confirmação de uma decisão desfavorável, ainda é possível analisar juntamente com o setor jurídico ou a equipe especializada se compensa entrar com um recurso ou qual é a melhor maneira de resolver a situação.
Atender os problemas prontamente é uma das formas de evitar que aconteçam ou mesmo saiam do controle. Por isso, tende a ser indicado que os responsáveis pelo setor ou mesmo os empresários tomem algumas atitudes, tais como, ouvir os envolvidos, identificar o que aconteceu e as melhores soluções disponíveis ou viáveis, e colocá-las em prática.
Por meio de práticas de compliance, um conjunto de regras precisa ser respeitado para que o cliente seja bem atendido e, consequentemente, os litígios sejam evitados. Sem contar que quando bem aplicadas em todos os setores, demais benefícios podem ser observados, como redução de fraudes e perdas financeiras, por exemplo.
Os contratos bem elaborados igualmente são pontos fundamentais nas relações, principalmente se há investimento em etapas de escrita objetiva e simples, revisão e acompanhamento em relação à atualização do documento.
Cuidados como esses são capazes de amparar tanto a organização quanto seus clientes, o que acaba reforçando a necessidade de sua leitura e total ciência das cláusulas presentes e do acordo firmado, que é formalizado por meio das assinaturas e reconhecimento, quando necessário.
Ao se deparar com problemas envolvendo os clientes, o recomendável é estudar o episódio para identificar e analisar o ocorrido, e buscar formas de evitar que se repitam, dando margem ao aperfeiçoamento dos colaboradores e à evolução dos produtos ou serviços prestados, assim como de todas as etapas envolvidas.
A princípio, é o momento da mediação, caracterizada por ser o primeiro contato entre as partes para que haja um diálogo inicial, em que o problema identificado é discutido e tanto a empresa quanto o cliente buscam uma solução.
Quando o acordo não é feito, o conflito é levado a um especialista, que fica responsável por decidir quem está certo e quais providências devem ser tomadas, o que é conhecido como arbitragem.
Outra maneira de evitar litígios com clientes envolve a conciliação, em que um conciliador extrajudicial está apto a dialogar para resolver o conflito mesmo que já tenha sido iniciada uma ação judicial.
Ouvir as necessidades dos seus clientes e atender, sempre que possível, às suas expectativas também são meios de tentar evitar os litígios; assim, conseguem estruturar e manter um bom relacionamento. E ao identificar que não há como suprir certas questões, o recomendável é ser honesto e informar com antecedência.
Políticas e procedimentos internos devidamente detalhados e informados a todos que precisam ajudam no cumprimento das leis e influenciam no bom comportamento dos colaboradores e clientes. Do mesmo modo que servem de base para as medidas e os passos que podem ser seguidos em determinados episódios, inclusive, os que envolvem os litígios, por exemplo.
Assim como investir em transparência, práticas justas e boa comunicação, devidamente detalhadas em cláusulas, também atuam de forma favorável no momento de evitar litígios com os clientes, já que há um esforço por dialogar aberta e honestamente, e propor condições que possam ser honradas.
Sem contar que demais medidas podem ser providenciadas ou adaptadas para ter a chance de resolver o problema com o cliente da melhor maneira possível, de modo a satisfazer todos os envolvidos e minimizando os riscos.
Para isso, o setor jurídico ou os advogados de sua confiança podem ser acionados, auxiliando em tais questões e identificando as opções mais apropriadas para cada situação, assim como em outras necessidades que possam surgir ou deseja prevenir.